As cordas da morte me envolveram,
as angústias do Sheol vieram sobre mim; aflição e tristeza me dominaram. Então clamei pelo nome do Senhor:
Livra-me, Senhor! Salmos 116:3-4
Há uma busca que permeia a vida humana e que ultrapassa a dimensão do entender.
Dentro do homem sempre vai estar desejos a aflorar, pensamentos que gera infindável procura.
Quando a alma sente falta de alguma coisa, o coração se cerca de apelos. Com isto surgem os desapontamentos consigo mesmo.
Há uma necessidade em cada pessoa que não tem fim, por mais que se tenha de tudo, ficará faltando algo, que só será preenchido quando a alma se encontrar com o seu tudo, Deus.
Por não entender isto, muitos, entram em desespero, outros em depressão e até apelam para o suicido. Como se isto fosse findar a sua angústia interna.
Só que há um problema, se a angústia estar relacionado com a alma humana, o corpo pode até se acabar, mas a alma continua viva.
A alma é o sopro de Deus que estar dentro do corpo humano. Nela está: os sentimentos, os desejos, a inteligência, o intelecto, a Psiquê.
E sendo a alma humana algo que veio de Deus, eterna ela é, não há como destruí-la.
Eis a tristeza que acomete quem prática o suicídio, porque essa pessoa abre mão de se superar achando que irá resolver os seus problemas dando o seu jeito, ou fim na sua vida.
Mas ai é que estar, a alma não tem fim, e se ela parar de viver aqui, ela vai viver em outro lugar.
E já que todos nos estamos aqui por uma permissão de Deus, temos que suportar toda adversidade daqui, aqui, e confiando em Deus.
Se não aceitarmos as condições hunana, não seremos aprovados para a vida de Deus, então, já estamos condenados, isto mesmo antes do juízo final.
A depressão é equivalente a uma saturação da alma, escolhas, desejos, apelos, sentimentos não conclusos a contento que provocam feridas aonde os recursos humanos não alcançam.
Se a alma estar enferma, abate-se, tudo dentro da casa de barro, deprime o ambiente em volta, logo, a vontade de viver desaparece.
Porque a vida humana é a alma, e ela moribunda, o corpo não tem forças para reagir, para alegrar-se, ou se motivar para qualquer que seja.
Não existe remédio humano para curar doença da alma, só há paliativos. Remédios não curam frustrações, decepções, traições, entre outras.
Tudo isso afeta diretamente o nosso profundo, promovendo melancolia, insatisfação, desgaste emocional.
Tem que se esforçar para não deixar esses males criar raízes por dentro. São nestes instantes que é fundamental se puxar para fora, não se permitir tombar dentro de si.
A alma reage quando a mente humama resolve mudar.Ou melhor, quando a própria pessoa aceita lutar, si vencer, quando ela diz para seu eu interno, você vai sair dessa UTI, chega, você tem que reagir. Abduzido isto em si, então, encontra-se, forças para continuar.
No entanto, a cura mesmo, só em Deus.
Pense: qual ser humano consegue tocar em algo de Deus?
Nenhum! Ainda que abra-se o corpo, não alcança a alma, esta estar impercetível aos olhos humanos, visto ser o sopro de Deus.
Então, o que fazer para ficar curado de tristezas profundas, depressão?
Concertar-se com Deus.
Daí alguns podem arguir: eu já sirvo a Deus, faço a sua obra a anos.
É, então análise o que foi que você fez que deixou o seu desejo ser maior do que o desejo de Deus em você, ao ponto de te causar tamanha lesão.
Se a tua alma está depressiva, ela esta comprimida, encurralada, por atributos que não eram para estar dentro de você, isso acontece muito quando nos afastarmos demais do que Deus projetou para a nossa vida.
Isto é para qualquer pessoa, independente do seu credo religioso.
As vezes fazemos coisas que aparentemente são boas e agradáveis, mas, para quem?
Há caminhos que parecem ser bom, que parecem ser a vontade de Deus, mas não são.
Consequentemente, colocamos sobre a nossa alma peso demais, então, ela sente o enfado e acaba moribunda dentro de nós.
É preciso tomar muito cuidado com as nossas escolhas, elas podem ser boas as nossas vistas, mas pode deixar a nossa alma em prisões invisíveis.
Daí a consequência é, o desejo de isolamento, solidão, e falta de apetite para viver. Tudo perde o colorido, vira um tremendo preto e branco.
Observe: uma pessoa presa, ela não sonha, ela é trancafida por dentro e por fora, a tendência é ela só fazer planos macabros para que outros sofram também.
Assim é a alma, ela presa, não consegue enxergar às possibilidades de vitórias que existem.
A tendência é ela levar o seu corpo para o mesmo lugar que ela estar. Se não houver muito esforço, muitas vezes, ela faz com que o corpo também vire um prisioneiro.
Para qualquer coisa existe solução. Deus é a resposta para tudo e todos, seja no corpo, na alma ou no espírito.
Se você estar depressivo, renove a sua mente, tudo se transforma com pensamentos e altitudes, novos.
Peça ajuda ao Criador e mentor da tua alma, Deus.
Mas peça com a tua alma, faça ela gritar diante Dele, e não apenas com a boca.
O que você não pode, Deus faz!
Pense nisto!
Senhor, diante de ti está todo o meu desejo, e o meu gemido não te é oculto. Salmos 38:9
Pra. Elza Amorim Carvalho
@Praelzacarvalho
# nas redes sociais.
Email: elzacarvalho68@ gmail.com