Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de julho de 2017

Saber De Deus (mensagem antiga)

Saber De Deus
Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Romanos 11:33
Duas coisas são difíceis de compreender e uma certamente é impossível.
A amplitude do céu; a profundidade das águas, e a existência de que os criou.
Se Inclinarmos a nossa cabeça para o alto, veremos uma dimensão entre nós é o Céu cujos limites são intransponíveis. Ou estendeste com ele os céus, que estão firmes como espelho fundido? Jó 37:18.
Se chegarmos ao meio de um oceano, sabemos que, a profundidade que ele possui, está além da distancia que a nós é revelada; pois, as correntes abissais fazem das dimensões interiores como um abismo escuro, impossibilitando a conclusão da sua dimensão, mesmo para os peritos na área. Ou entraste tu até as origens do mar, ou passeaste no mais profundo do abismo? Jó 38:16.
Tanto os milhares de léguas para cima, quanto para baixo, nos arremessa a uma inferioridade desproporcional a qualquer deslumbramento que venhamos ter. Diante da inescrutável sabedoria divina, tornamo-nos seres tão minúsculos, se formos comparar, não excederemos ao tamanho de uma minúscula formiga. Sabes tu as ordenanças dos céus, ou podes dispor do domínio deles sobre a terra? Jó 38:33.
Torna-se incomensuravelmente grande demais a nós, entender a grandiosidade que existe em Deus; foge ao intelecto humano, compreender tamanha superioridade que há em um Ser inenarravelmente poderoso. Devido a isto, mais fácil é a nós, acomodar-se em pensar que Deus está reduzido a nossa pequenez mental.
Por isso que, muitas vezes, nos achamos no direito de dar palpites naquilo que Deus realiza. Muitos são os que ainda questionam os feitos de Deus, como se Deus fosse a nós, submisso. Como, pois, seria justo o homem perante Deus, e como seria puro aquele que nasce de mulher? Jó 25:4.
Quem é o homem para por em questão os feitos de Deus? Qual entre nós seriamos capazes de entender a existência das moléculas das águas é como elas vieram a existir, ou, seria capaz de separar as centelhas da atmosfera que evidência a presença dos ventos ao nosso redor?
Qual intelecto humano pode absorver a ideia de que um Ser divinamente inspirado decidiu realizar uma esplendorosa obra de arte que é tão completa e inexplicável quanto o universo? E quanto menos o homem, que é um verme, e o filho do homem, que é um bicho! Jó 25 06.
Qual é o homem que poderia descrever a sabedoria e o poder que existe em Deus? Certamente, não deixa de ser loucura para seres tão frágeis quanto nós, admitir que, exista alguém com tanta sapiência que do nada, de um vazio, fez surgir tantas maravilhas. Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina. Jó 38: 06.
No entanto, mas, insanidade mesmo, é pensar que tudo isso surgiu com uma explosão. Ainda mais senso de incapacidade é acreditar que, o homem evoluiu de um macaco, pensar assim, é admitir que, um animal irracional, possua mais valor que a vida humana. Isto é, por a prova e provocar, a excelência e a bondade de Deus, que cuidadosamente fez o homem a sua imagem e sua semelhança. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; […] Genesis 01:26.
Se atentamente, observarmos os feitos de Deus, tudo o que existe, tem um porque de cada coisa está ali. Tudo foi confeccionado de forma que não deixa margem para duvidar da sua existência, Ele tudo governa. Todos os detalhes da sua obra parecem ser cuidadosamente pensados, sonhados e arquitetado. Onde estava tu, quando eu fundava a terra? Faze-mo saber, se tens inteligência. Jó 38:04.
Tudo foi criado revelando uma mente cuja sabedoria humana tornar-se-á zero diante dela. A inteligência pela qual foi criada a vida deixa o nosso entender, comprimido como em uma caixinha de papel. Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência. Jó 28:28.
A mente que planejou o universo tem mais latitude que o Céu e mais profundidade que os mares, pois, ela entendeu o suficiente, para colocá-los tudo em seu devido lugar, e, sustentá-los debaixo da sua palavra. Somos nós, apenas meros expectadores curiosos, tentando deslumbrar a sua onipotente grandeza. Ah! Se eu soubesse que o poderia achar! Então me chegaria ao seu tribunal. Jó 23:03.
Deus ostenta o porquê, é Ele quem manda. Nem todos os sábios da terra, poderiam desfazer, ou acrescer uma vírgula no que Ele Fez. É por isso que, Ele é Deus. Com a sua força fende o mar, e com entendimento abate a sua soberba Jó 26:12. Ele tem o poder para controlar as fúrias das muitas águas.
O Saber de Deus ultrapassa as mais altas esferas do alcance humano, está disparadamente, longínquo ao nosso saber. Nossa sabedoria esta aquém da sabedoria de Deus, então, calamo-nos e contemplemos a sua formosura e gloria, enquanto podemos respirar. Ao Todo Poderoso não podemos alcançar; grande é em poder, porém a ninguém oprime em juízo e grandeza de justiça. Jó 37:23.
Não há Ninguém na face da terra, inteligente o suficiente para conseguir entender, o agir de Deus. Porém, tudo o que Ele faz, é Bom, Perfeito e Agradável. Se agora não é assim, quem me desmentirá e desfará as minhas razões? Jó 24:25.
Deus nos abençoe
Pra. Elza Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário